sexta-feira, 8 de março de 2019

Um glossário de publicações de zines e independentes para tempos atuais


Gazy Andraus[1]

Felipe Rodrigues abre seu recente lançamento, o Glossário de Publicações Alternativas, explicando que ele é resultado de uma pesquisa de artigo e TCC na área de biblioteconomia da UNB, cujo curioso título foi “Catalogação de publicações alternativas: um estudo sobre o fanzine e o cordel”! Muitos anos atrás, eu e o pesquisador pioneiro da área de fanzines do Brasil, Henrique Magalhães, fizemos também quase ao mesmo tempo (e sem o sabermos), artigos elencando proximidades entre o cordel e o fanzine para apresentar num congresso acadêmico de comunicação que ocorria no Brasil. Era um período de fervilhamento da valorização dos quadrinhos com novos pesquisadores despontando, mas também da anunciação acadêmica dos fanzines, pois que muitos deles no Brasil eram os que unicamente promoviam a publicação de quadrinhistas nacionais, sejam amadores mas também profissionais, num período que as histórias em quadrinhos – HQs – ainda eram um problema de ordem nacional, com relação às parcas publicações de autores brasileiros, bem distinto do panorama atual, e que muitos desses jovens hodiernos sequer suspeitam tê-lo sido (e que os zines, à época, foram a tábua de salvação dos que queriam publicar suas HQs no Brasil).
Pois bem, esta edição como glossário do pesquisador Rodrigues vem num bom momento em que o mundo se preocupa cada vez mais com a consciência da autoralidade, sendo que os fanzines e publicações alternativas refletem tais questões, junto a outras como o “do it yourself” do faça você mesmo (inclusive, um excelente programa de humor brasileiro, o “Tá no Ar: a TV na TV” apresentou um quadro de 1’ inserindo nele algo sobre fanzines de HQs autobiográficos[2]”). Em seu compêndio, Felipe Rodrigues relata ter pesquisado acerca dos xZINECOREx e Zluc, ambos sendo caminhos novos que buscam catalogar e registrar o nicho editorial dos fanzines. Por coincidência, o autor possui (junto com Luciana Ribeiro) um sebo virtual (“Sebo Escafandro[3]”) que concentra a produção alternativa, incluindo posters, zines, discos, dentre outros materiais alternativos, criado a partir da feira de artes e publicações alternativas chamada “Escafandro”, já em sua sétima edição. Algo muito semelhante a outros eventos nacionais e internacionais, como a Feira Plana de São Paulo, e outros como o Zineland Terrace[4] que ocorre dentro do TCAF - Toronto Comic Arts Festival (em Toronto, no Canadá). Inclusive, na University of Miami, existe uma seção de coleções especiais, das quais faz parte um acervo enorme de mais de 5000 fanzines, cuja catalogação é possível até ser consultada em seus dados principais (capa, autoria, tema etc[5]).
Com relação ao ponto focal aqui dirigido, o glossário de publicações alternativas, seu autor expõe que elencou 77 termos relacionados, e que podem ser de utilidade aos “bibliotecários, fanzinotecários, entusiastas das impressões alternativas e curiosos em geral".
Aqui alguns exemplos que ele insere[6]: os “Dojinshis”: o equivalente no Japão aos nosso fanzines. O autor também explica o significado dos termos “dojin” e “shi”; o “Fandel”, fanzine sobre cordel; o “Fanzinato”: cenário que representa a produção zineira de uma região; a “Xilogravura”: gravura feita  a partir de uma matriz de madeira; e o “Zinismo”: filosofia de fazer fanzines; dentre muitos outros termos!

Capa do Glossário de Rodrigues
Em tempos atuais, em que a multidão mundial se apercebe também como coautora dos ditames da vida (ou que assim se apercebe caminhar a atualidade), um glossário como este é bem útil, incluindo, obviamente, a necessidade dele auxiliar os bibliotecários atuais que precisam lidar com variáveis que não mais comportam apenas os tomos livrescos!

Gazy Andraus, 08/03/1019



[1] Aprovado em 1º para o pós-doutorado no Ppgacv-Arte e Cult. Visual da UFG, Doutor em Ciências da Comunicação pela USP, mestre em Artes Visuais pela UNESP, autor e pesquisador de HQs e Fanzines de temática fantástico-filosófica. yzagandraus@gmail.com, http://tesegazy.blogspot.com/ 
[2] O programa da TV Glçobo capitaeado por Marcelo Adnet e Marcius Melhem nomeou a vinheta de “Univintage” exibida dentro do programa Ta no ar: a TV na TV” do dia 5 fev 2019.
[5] Algo similar ao que intentam os já mencionados  xZINECOREx e Zluc. Veja aqui uma amostra do acervo: https://merrick.library.miami.edu/cdm/search/collection/zines
[6] Eu sintetizei as descrições aqui.

2 comentários:

  1. Puxa, estou curioso para ver se ele nao esqueceu de falar do meu fanzine, disponivel em https://sites.google.com/site/barataeletricafanzine/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá @barataeletrica, na verdade, é um glossário que contém 77 verbetes, do universo das publicações alternativas.

      Eliminar