domingo, 7 de agosto de 2022

A múltipla realidade paralela da existência (in)consciente de Julius Corentin

(Este meu texto saiu originalmente no site ImpulsoHQ de Renato Lebeau em 3 partes em nov. 2009. E como o site foi descontinuado e albuns de Mathieu foram lançados no Brasil, resgato aqui meu texto duma vez): 

Neste último 6º. FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos, que aconteceu em Belo Horizonte no mês de outubro de 2009, havia um autor francês que acabou não vindo ao evento. O que foi uma pena, pois o trabalho de Marc-Antoiune Mathieu, cujo nome apareceu na primeira lista desse último FIQ, é um dos melhores que já vi no cenário da BD (HQ, como são conhecidas na França) contemporânea, em matéria de criatividade, em meio a tanta falta de originalidade generalizada pelo mundo. Além disso, seus trabalhos trazem em pauta uma crítica à burocratização, em específico na obra “Le Processus” (com o personagem principal Julius Corentin Acquefacques, prisioneiro dos sonhos).

Pois senão, vejamos o que este, um de seus vários álbuns, tem a nos dizer.

“Le Processus[1]  (fig. 1) é uma obra em narrativa seqüencial dividida em 5 partes, mais um prólogo, dividido da seguinte maneira:


0) Prólogo;

1) A intrusão fatal;

2) A usina dos sonhos;

3) O pesadelo do teto;

4) Em busca do sonho perdido;

5) O infra-sonho ou a ultra-realidade[2]


O autor Mathieu tem uma série de vários álbuns, sendo que este é o quinto deles. Ele tece, em cada uma de suas obras uma história fechada, utilizando-se muito de metalinguagem e sobreposições dos tempos presente-passado e futuro (relatividades). Num dos outros álbuns  da série (L´Origin), o personagem em foco, Julius Acquefacques, se depara com uma biblioteca que possui livros contendo episódios na forma de HQs das vidas de todas as pessoas. Na pesquisa ele se depara com o livro que descreve sua vida, e a metalinguagem vem à tona enquanto ele dialoga com o bibliotecário, ao segurar e ler o livro que traz impresso em suas páginas a reprodução da mesma página em que o leitor está lendo. A certa altura, a cena se reproduz em outra página do álbum, como em um dèja-vu. O autor ousa também na concepção gráfica da HQ, “vazando”  um quadrinho aberto, que sugere a metalinguagem, no momento em que o personagem aponta para a página anterior, dizendo que o fato já ocorreu. É um trabalho que conceitualiza as questões do livre-arbítrio e o “maktub  (está escrito) justamente numa obra “escrita” com textos e imagens na forma de história em quadrinhos. A liberdade de criação do autor faz com que a HQ seja o único veículo que pode permitir[3] tal jogo metalinguístico - quase como a pintura “Isto não é um cachimbo” de Magritte  (fig. 2), e as incursões filosóficas propostas por Foucault.

Neste álbum “Le Processus”, não ocorre diferente: no primeiro capítulo, Julius Acquefacques, convivendo num mundo apinhado de gente, “trabalhadores-padrão”, como saídos do livro “O Processo”  de Franz Kafka, e num sistema altamente racionalizado, como as engrenagens de um relógio, vê seu mundo se transformar quando acorda no chão de seu quarto, e, antes de sair pela manhã de seu apartamento-padrão, se depara consigo mesmo novamente de pijama deitado em sua cama. Ambos Julius “paralelos” dialogam, mas logo um deles (o que ia sair) toma o veículo de condução: uma bicicleta com um motorista, que é conduzida entre os prédios por um sistema de cabos nos quais passeiam as bicicletas! (fig. 3 e 3a)




Antes de continuar a narrativa, deve ser lembrado que na página inicial desta HQ, no prólogo, o mecanismo de um relógio que é mostrado apresenta uma variação “ínfima”, que pode ter, como pergunta o texto no 6o. quadrinho, como se verá, uma influência no destino do personagem (fig. 4).


No capitulo 2, em meio ao trânsito “aéreo” surrealista de bicicletas sobre fios, o motorista vai conduzindo Jacquesfacques através de diversos recintos e locais, dentre os quais, ressalta-se na pág. 16, a sala onde se dão as cotações das bolsas de valores da cidade. Mas nesse caso, as “bolsas” estão em baixa (fig. 5), e são outras diferentemente das que são reconhecidas no mundo capitalista: aqui elas são a vontade, cotação (-) 8, lealdade (-) 0,3, sinceridade (-) 6, e por aí vai, numa crítica contumaz do autor às qualidades humanas, perdidas talvez em meio à burocratização da vida.



Afinal, Jacquesfacques chega ao destino: a usina dos sonhos, local que controla o único espaço vital que subsiste: o sonho. É mais uma crítica ao sistema social que cerceia os passos inusitados do destino do homem. Nosso personagem, que lá tinha uma consulta marcada, é confundido com outro, e não consegue se desvencilhar dos médicos que prontamente o operam (algo relacionado à mente).

Em meio a várias passagens, surgem elementos espirais: jogos, desenhos etc, como que para demonstrar um padrão, tal qual o da ciência fractal.

No capítulo seguinte (fig. 6), vemos Jacquesfacques despertar em seu apartamento, que, encafifado com a ausência do teto, se pendura na parede e verifica que sua visão se estende até os outros apartamentos, em uma configuração similar aos quadrados do xadrez, numa perspectiva visual infinita (ele está num sonho).



Enquanto isso, de volta à sala onde foi operado, surge o mesmo personagem, mas de pijama, e avisa aos médicos que era ele que deveria ter sido operado e não seu outro eu, que se encontra ainda preso à cama.

Estabelecida a explicação, os médicos mostram por uma escotilha, os sonhos do paciente e dizem que agora é tarde: eles já o perderam no sonho.

No 4o. capítulo, enquanto Jacquesfacques caminha por cima dos vãos dos apartamentos, ele vai passando por quartos em que são demonstradas cenas já passadas na própria HQ (e talvez cenas “futuras”). Na caminhada ele encontra pessoas que o aconselham a ter cuidado ao se encontrar com o “vortex”, e também se depara com um serviço de informações, e um bibliotecário além de uma vasta biblioteca. Travam diálogo, e o bibliotecário descreve em que posição ele se encontra no setor (como se estivesse demonstrando o posicionamento de uma estrela em um mapa celeste abobadado).

De repente, despenca outro personagem (Jacquesfacques também de pijama) que derruba vários livros. Embora o outro Jacquesfacques se surpreenda, ele é reprimido pelo bibliotecário, por causa da bagunça causada (é como se o bibliotecário não tivesse feito distinção dos dois outros personagens, encarando-os como um só).

Enfim, o que caiu, retorna para cima, e o outro se despede do bibliotecário e sai, seguindo as indicações a ele dadas. Mas enquanto anda novamente por sobre os muros divisórios dos apartamentos, ele começa a ver uma distorção, até que as paredes parecem se encurvarem como numa espiral: Jacquesfacques acabara de encontar o vórtex (que sinaliza ser um meio para outro universo paralelo)...

E no quinto capítulo ele é engolido pela espiral arquitetônica. A página 37, que abre o capítulo, e se intitula “O infra-sonho ou a ultra-realidade” merece destaque, pois é mais uma ousadia editorial: o autor concebeu a espiral numa concepção gráfica destacada da página (é difícil imprimir um tipo de página assim, pois requer facas especiais nas máquinas industriais gráficas). Assim quando o leitor puxa a página, a espiral se abre num buraco central, vazando até a folha seguinte do álbum, onde surge uma imagem diferente: em vez de desenho, o autor se utilizou de areia e de esculturas do personagem, numa foto impressa. Na mesma espiral, “correm” os quadrinhos da HQ até sumirem de vista (fig. 7ª, 7b, 7c).




Nas páginas seguintes há uma mescla destas técnicas: foto, escultura e desenhos, mostrando o passeio surreal e metalinguístico do personagem num mundo “alternativo” em que ele também vê as páginas da HQ na qual ele vive, com desenhos acabados ou não, em passagens quadrinhizadas já vividas pelo personagem assombrado. Caminhando perturbado, mas resignado, por fim, nosso herói reconhece, numa das pranchas da HQ do artista, seu quarto, e resolve “descer e entrar” nele, novamente (fig. 8).

Na página 45 surge mais um capítulo, mas também referenciado como 5o, que se chama “o circuito se fecha”:

Nesta página, um único e grande quadro mostra Jacquesfacques de costas na cama, despertando. Na página seguinte ele se depara com seu outro eu, e na página 46, repetem-se os 5 últimos quadros da página 8, e a p. 47 se mostra idêntica a p. 9, culminando na página 48 (fig. 9), que seria idêntica à 10ª. página não fosse por sua leitura espiralada até o centro da página, em escala reducional de quadros, como se estivesse repetindo todo o percurso já lido da HQ, aludindo a um destino cíclico (e espiralado?).


Comentários consideráveis:

Nesta HQ, existem as idéias do “eterno retorno”, do déja vù, do conceito da ciência fractal (o pedaço mínimo faz, em junção aos outros, o todo), as questões da psicanálise e dos sonhos, as imbricações quânticas e da lei da relatividade do passado, presente e futuro, e mundos (universos) paralelos, que atualmente são bastante divulgados pelos cientistas contemporâneos como possibilidades muito viáveis...

A idéia de um alter ego como esse é estranha à primeira vista e pouco plausível, mas parece inevitável que acabemos por aceitá-la, pois essa idéia tem sustentação em observações astronômicas.

(...)

Os cientistas têm discutido a existência de pelo menos quatro tipos diferentes de universos paralelos. O ponto-chave não é discutir se o multiverso existe, mas quantos níveis ele possui. (TEGMARK,  Max.  O jogo de espelho dos Universos Paralelos. In  Scientific American Brasil,  ano 2, n. 13, junho de 2003, São Paulo: Ediouro, Segmento-Duetto Editorial Ltda.).

Lembrando também que as HQ são os únicos veículos que permitem ao leitor uma visualização simultânea do passado, presente e futuro: enquanto seus olhos (as fóveas centrais) miram o quadro presente, suas visões periféricas fazem a varredura (subliminar) dos quadros já lidos e daquelas que o serão, de cada página lida.

Ao que parece, o autor também brinca com este conceito, e o repercute na metalinguagem e na espiral (principalmente da última página do álbum).

É uma história extremamente criativa e complexa em sua estrutura (cuja essência remonta também ao filme Matrix, cuja realidade é relativa), que põem em pauta principalmente as questões do livre-arbítrio e destino, na qual se critica também a mesmice dos paradigmas mentais e a perda dos valores humanos.

E para finalizar, o autor causa um estranhamento ao inserir dois 5os. Capítulos repetidos: qual o motivo desta “repetição”?

Como eu afirmei, principalmente pela qualidade estética, gráfica e reflexiva, (pois nos faz pensar as  realidades e a consciência) os trabalhos desse autor francês (fig. 10) merecem urgentemente ser publicados também no Brasil. Alguma editora se habilita[4]?

 


Gazy Andraus, (gazyandraus@ufg.br ; http://tesegazy.blogspot.com/ )

doutor em ciências da comunicação pela ECA/USP; então professor da FIG-UNIMESP, membro do Observatório de HQ da USP e do INTERESPE – Interdisciplinaridade e Espiritualidade na Educação, bem como autor de HQ fantástico-filosóficas. São Vicente, dezembro de 2002 (atualizado em 2009).

Atualmente pós-doutorando pelo PPGACV da FAV-UFG e bolsista do CAPES-PNPD

          


[1] Julius Corentin Acquefacques, prisonnier des rêves- Le Processus de Marc-Antoine Mathieu. Tournai, Belgique: Guy Delcourt Productions, 1993.

[2] E ainda mais uma surpresa.

[3] Veja nos comentários finais deste artigo.

[4] Site para conhecer mais acerca de Marc-Antoine Mathieu: http://pagesperso-orange.fr/cicla/div/marc-antoine_mathieu.html . Além disso, veja um álbum diferente “Dieu in personne”, outra obra interessante de Mathieu em http://www.editions-delcourt.fr/aller_plus_loin/dossiers_bd/interview_de_marc_antoine_mathieu_pour_dieu_en_personne

Sem comentários:

Enviar um comentário