domingo, 15 de novembro de 2020

CD "Máquina Hiper-Real Aforística" de Ciberpajé (a.k.a. Edgar Franco) e Hari Maia

Os aforismos, que em sua contraparte existem como HQForismos - histórias em quadrinhos com aforismas - idealizadas por Danielle Barros (IV Sacerdotisa) e Edgar Franco (o Ciberpajé) estão cada vez mais espalhando-se! Tal quais memes (com base na teoria de Richard Dawkins) em que há transmissão de ideias, agora, mais que antes, o artista multimídia e pesquisador Edgar - Ciberpajé - Franco continua ampliando seu leque, no caso, sonoro. Associou-se, desta feita, a Hari Maia (https://www.youtube.com/user/harimaia2/about) que, anteriormente produzia um som agressivo, agora compondo sons ambientais e experimentais (e até progressivos).

Posso dizer que a mixagem da voz de Ciberpajé com a sonoridade de Maia neste álbum Hiper-Real chegou ao ápice da técnica na sucessão de trabalhos da linha sonora de Franco, o Ciberpajé. Ademais, claro, não posso deixar de afirmar que este tipo de som é o que mais se afina com a estética que me compraz.

A primeira faixa, Pura Perfeição, tem uma tranqüilidade progressiva que muito me tocou. E ao final, dela, o aforismo fecha com a pureza declamada da essência cósmica!

Em O amor é sempre a meta, a segunda faixa, o Ciberpajé, em meio à sonoridade, nos toca com seu aforismo declamado. Esta, por sinal, uma faixa mais ambiental sonora, em que percebi que a partir de certo trecho até seu final insinua-se próximo da sonoridade desfilada pelo grupo alemão Tangerine Dream, que revolucionou fazendo um rock-progressivo eletrônico (e que também fez trilhas sonoras magníficas de vários filmes), perfazendo uma unidade sonora – e ao mesmo tempo complexa e rica – progredindo diversificadamente até findar aos seus quatro minutos e meio!

Em A Lua esplendorosa, mais uma vez Maia nos traz o som prog-ambiental, e nesta faixa, o Ciberpajé rasga com a potência sonora, coadunando sua voz perfeitamente ao ritmo musicado, quase beirando uma cantoria aforística! A mais contundente postação de voz de Franco no CD! E a riqueza sonora do musicista Hari Maia nos assombra novamente com uma beleza sonora inigualável e progressista!

Em A Criação Genuína, a voz aforística de Ciberpajé nos ensina como devemos proceder no processo criativo, a fim de que criemos o novo sem perturbações. Esta é uma faixa um pouco mais densa que as anteriores na sonoridade.

Por fim, a quinta faixa, A máquina do Lucro, resgata as críticas que Franco (o Ciberpajé) tem demonstrado em suas artes e suas pesquisas, no assombro que é o viver social arraigado na desconexão da natureza e o desgaste de cada um dos humanos que se destrói imerso na vivência engendrada por uma máquina de ilusão e que (n)os arruína aos poucos. A sonorização de Hari traz, desta feita, o som meio “maquinal”, com um tanto de distorção e que nos lembra o som de máquinas cujos sons nos admoestam. O recado final deste aforismo é apocalíptico, e ao mesmo tempo, viável, dadas as vicissitudes criadas pelo elemento humano, que engendrariam sua própria ruína. Esta última faixa é uma apoteose sonoro-ambiental com menos “doçura” que as anteriores, mas mesmo assim, essencial neste CD que como toda arte, nos avisa em sua estética, dos males que singramos. A beleza artística deste dueto e a poesia que nos enleva, ao mesmo tempo, expõe o lamaçal do mal que o humano-ser desenvolveu inconscientemente, à revelia da natura!

Espero, sinceramente, que este dueto Hari/Ciberpajé continue, e nos brinde com mais destes CDs maravilhosos[1]!

Para baixar as faixas ou o álbum, clique aqui: https://ciberpaje.bandcamp.com/album/m-quina-hiper-real - ao pedir o valor, você escolhe quanto, podendo ser até mesmo $0,00, pois o sistema aceita (ou, caso não esteja usando Spotify, também está disponível em outras plataformas assim como Deezer, Itunes, Bandcamp, Soundcloud. Escolha a sua favorita e ouça este  instigante e belo trabalho - https://harimaiaprojetociberpaje.fanlink.to/maquinahiperreal)

Encarte 1 do CD

 

Para saber mais e ver a capa com as artes internas e letras, na técnica inovadora artística do Ciberpajé, acesse mais aqui: https://ciberpaje.blogspot.com/2020/11/lancamento-ouca-agora-ciberpaje-maquina.html?fbclid=IwAR0zSMoWlEGTC21i61kInvTW_i2h2NvApd-Jjbic7bX4UpWiS_9WBKZkVBo

 

 Gazy Andraus[2]

Goiânia/GO, 16/11/2020



 [1] Tão tocado fiquei, que até arrisquei entoar vociferações aleatoriamente criadas (tal qual o faço diretamente ao desenhar à nanquim) na faixa 1, lembrando minhas passagens do grupo Essence, do qual fiz parte a convite de Edgar Franco e Dênio Alves, nos saudosos anos pretéritos do final da década de 1990 para 2000! Para esta faixa na minha versão, clique aqui: https://soundcloud.com/user-480423146/versao-gazy-aforismo-i-pura-perfeicao

[2] Pós-doutorando pelo PPGACV da UFG, Doutor pela ECA-USP, Mestre em Artes Visuais pela UNESP, Pesquisador e membro do Observatório de HQ da USP, Criação e Ciberarte (UFG) e Poéticas Artísticas e Processos de Criação. Também publica artigos e textos no meio acadêmico e em livros acerca das Histórias em Quadrinhos (HQs) e Fanzines, bem como também é autor de HQs e Fanzines na temática fantástico-filosófica. E-mail: yzagandraus@gmail.com; gazyandraus@ufg.br;  http://tesegazy.blogspot.com/ 




Sem comentários:

Enviar um comentário