segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Luz, água, futebol de todos...ou de tolos?


Quero finalizar os protestos que resolvi explodir duma vez aqui com uma curta, mas contumaz reclamação...não pra mim. Pra quem não tem. Energia elétrica no Brasil! Moradores de ilhas no norte do Brasil não podem usar energia elétrica, pois a hidrelétrica que muitos dali ajudaram a construir, não os supre! E isso é no Pará. Cerca de 1500 famílias não usam eletricidade, e algumas têm baterias, mas nem sempre. A desculpa é que a retransmissão e construção de subestações de torres é muito inviável, mas que farão – um dia (sic!) - painéis solares!
Ora, quantos anos faz que eles vivem assim? Em que ano estamos nós mesmo? 2013? Quase quarenta anos não foram suficientes para o Brasil arrumar a situação desses moradores? Assim como Henfil denunciava a falta de competência em auxiliar o nordeste sem água (mas sabemos que os lençóis freáticos de lá são facilmente abertos nas fazendas dos ricaços políticos...). 

Essa HQ de Henfil acima atualiza o paradoxo e traduz parte da resposta de porque conseguimos construir estádios em poucos anos mas não levamos luz a cidades distantes no norte do Brasil? Creio que sim...a questão prioritária do selvagem capitalismo sem se importar com a importãncia do bem necessário...

Reparem quando “seu João” fala que ajudou a construir a hidrelétrica...que ele não pode se beneficiar! Uma música cantada por Zé Ramalho diz isso também com relação a um pai-pedreiro ter ajudado a construir um prédio que aponta a seu filho, que lhe pergunta por sua vez se eles morariam lá...ao que responde que não era pra eles o prédio que ajudou a construir! Vivemos ainda em tempos dos faraós egípcios e seus escravos...somos escravos das companhias-mega e da política-faraônica!
E reparem no funcionário que diz ser impossível construírem subestações devido ao preço alto...mas estádios de futebol que serão usados uma única vez, a preços exorbitantes, podem? O que não fizemos em 40 anos (a energhia elétrica à população que tem o direito disso), fazemos em menos de 4 porque é um chamariz turístico? Refiro-me aos estádios para a copa de 2014...
Triste sina de um país de todos...ou de tolos?
Quero que reflitam comigo. Somos todos, não brasileiros, e sim, humanos! Humanizemo-nos juntos. Reivindiquemos o que é correto ética e moralmente, se é que se sabe ainda qual o valor dessas qualidades que devemos desenvolver.

Grato pela atenção.

Gazy Andraus, nessa data de 5 de fevereiro de 2013 ao som de rock progmetal, no caso, bem agora, Orden Ogan com o disco “To the End”.

Sem comentários:

Enviar um comentário