sábado, 31 de julho de 2021

O Carrefour é, provavelmente, a pior rede em atendimento ao consumidor do Brasil (e a loja física de Santos da Av. Conselheiro Nébias, quiçá a pior da baixada Santista)

Eu reclamara (https://www.reclameaqui.com.br/carrefour-loja-fisica/carrefour-sempre-indo-contra-o-cdc-gondolas-de-descontos-sem-descontos_wnHilZ6EG6fyhtK7/)sobre as gôndolas com produtos próximos ao vencimento e que têm estampadas nelas que há descontos de até 50% e já havia reclamado em 2018, e recentemente, em 2021.

Recebi comunicação do Reclameaqui, após minhas assertativas, e me disse o interlocutor que a Rede já havia contactado pra dizer que arrumou os problemas que relatei.
Pois bem, vejamos.
Estive nas 3 lojas grandes da rede Carrefour, entre Santos e São Vicente, litoral de SP, nos dias 25 e 26 de julho de 2021.
Além disso, no mesmo dia 25 constatei o mesmo problema na loja, o qual denunciei em 2018 e re-denunciei recentemente, o qual eram alguns preços sem o desconto na gôndola de descontos. O que conflita com as informações que as lojas deram ao funcionário do Reclameaqui que me notificou na sexta passada que o haviam avisado que os erros estavam consertados mediante minha reclamação última das gôndolas sem desconto do Carrefour.
Na verdade, o mediador do Reclameaqui me disse que comunicou-se com as 3 lojas (duas em Santos-SP e outra em São Vicente-SP), em que os gerentes lhe disseram que já haviam corrigido os erros.
Porém, resolvi visitar as 3 lojas:
1-a do PraiaMar Shopping estava com erros nas gôndolas, em que boa parte ainda não tinha os descontos, ou então tinham os preços em tarja branca sem sabermos se havia ou não descontos aplicados;
2-No da Av. Conselheiro Nébias (a principal de minha reclamação última pelo Reclameaqui), alguns itens não tinham os descontos o que confirmei com uma funcionária que era supervisora (ou alguma função assim). Ela, inclusive, fez questão de me atender mal novamente, como se eu tivesse a culpa de exigir o cumprimento do CDC, Capítulo V, seção I, art. 35:
Art. 35. Se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha:
I - exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade; (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8078compilado.htm)
Claramente, a oferta deve ser cumprida, ou que se retire o produto da gôndola de desconto. Ela, aparentemente, contrariada, o fez, retirando as barras de chocolate importadas com os preços cheios da gôndola, mas manteve os pacotes de bolachas acima, só retirando seus preços. Ambos estavam com preços em tarja branca, sem descontos, enquanto outros produtos tinham o desconto nas tarjas amarelas (inclusive adquiri um outro produto deles que estava realmente com desconto).
3-Finalmente, a única loja que estava condizente com o CDC foi a loja de São Vicente-SP, em que haviam notificado o mediador do reclameaqui, pois nesta, todos os produtos da gôndola tinham descontos de até 50%!

Enfim, sintetizo aqui:
-Carrefour, geralmente, não cumpre o CDC;
-Carrefour destrata os clientes como culpados por exigirem que a rede cumpra preços dentro da lei e
-reitera nos erros, quase sempre, dias, semanas e/ou meses depois, já que esta minha reclamação se repete desde 2018!





A empresa que se estabelece no Brasil, tem menos cuidado com as leis e com os consumidores no Brasil, do que redes como Extra ou Pão-de-Acúcar. Eu já reclamara com o extra dos mesmos problemas anteriormente, mas atualmente não há ausência de descontos nas gôndolas, pelo menos, ao que venho presenciando.
Finalizo aqui (mas já adiantando que há outra reclamação que farei sobre o aplicativo Meu Carrefour que tentei instalar no dia 26, e não consegui, tendo solicitado aos funcionários a saber como resolver, para um desconto num produto que só se aplicaria ao final do aplicativo instalado o que não foi possível, prejudicando-me. Só consegui refazê-lo - pela terceira vez mas pelo computador, em minha residência, tendo perdido o desconto do dia!


Sem comentários:

Enviar um comentário