Na loja física do Carrefour, em São Vicente-SP, hoje eu adquiri alguns produtos.
Primeiro, que após minhas reclamações, agora a gôndola de desconto com até 50% tem (quase) todos os preços com descontos (detectei apenas uns 2 itens que não há como saber, pois a etiqueta é branca e também não há o preço normal sem o desconto, visível, como há nos outros produtos). E em alguns, mesmo com etiquetas brancas, há em fontes pequenas, o preço original e em fontes maiores, o preço com desconto, e isto é ótimo. E agora, inclusive, há outra gôndola de descontos apenas com sucos, que também está correta.
Voltando à reclamação atual, de agora, reitero que adquiri várias unidades do chocolate da “Talento” (marca “Garoto”), que estava com descontos, sendo vendidos em todos os sabores, por R$4,29. Pois bem, escolhi vários itens, e de 7 unidades, para economizar, acabei levando 6 unidades (fora ovos e iogurtes).
Ao pagar, surgiu mais um desconto, retirando-se o valor de um chocolate, dos 6 que comprei. Suspeitei que era em cima de 4 unidades, pois é um padrão. Inquiri a atendente da caixa e ela confirmou que quando este desconto aparece, é sobre os 4 itens (o que se comprova na nota fiscal). Falei a ela que não sabia, e que se estivesse esse aviso na gôndola eu teria, então, comprado 8 unidades, já que destas, duas unidades seriam descontadas! Fui à área de atendimento a confirmar, e a atendente também não sabia do desconto, mas confirmou o mesmo, ao ver minha nota fiscal: que o desconto é sobre 4 unidades. Eu retruquei que não havia este aviso nas gôndolas, e isto atrapalha o cliente, no caso, eu, pois se soubesse disso - repeti o que disse à caixa - teria levado 8 unidades e não 6. Então falei a ela qual a atitude que o supermercado tomaria: ela respondeu que iria notificar a área interna para arrumarem isso. Mais nada!
Não me ofertou a possibilidade de eu comprar mais dois e descontarem um, e nem chamou ninguém para verificar a questão.
Eu concluo que:
1-o Carrefour pode não ter deixado às claras tal desconto, porque já havia aplicado um desconto nos chocolates e não queria que a clientela ainda tivesse mais desconto. Se isso acontecesse – como o foi comigo – seria um ou outro caso, já que muitas pessoas não comprariam 4 ou 8 unidades duma vez e
2-o Carrefour não corrige suas falhas que recaem em prejuízos aos clientes: não demonstrou querer resolver a questão de me contemplar a possibilidade de eu adquirir mais duas unidades, perfazendo 8 (para ter o desconto de mais uma), sendo que a culpa é da loja, por não explicitar claramente o desconto, o que, novamente, fere o CDC, já que nele é imperioso que haja transparência total nos preços e nas ofertas dos produtos.
Vejam aqui, (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8078compilado.htm) :
CAPÍTULO III
Dos Direitos Básicos do Consumidor
Art. 6º São direitos básicos do consumidor:
III - a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como sobre os riscos que apresentem; (Redação dada pela Lei nº 12.741, de 2012)
Portanto, feriu o princípio da transparência , logo, o princípio da informação (ver mais aqui: https://ambitojuridico.com.br/edicoes/revista-61/principio-da-informacao-e-da-transparencia-nas-relacoes-de-consumo-em-telefonia-fixa/
Desta maneira, registro aqui mais uma insatisfação com esta rede, que obnubila informações sobre preços e descontos – desconfio que de propósito, para que não recaiam mais descontos nos produtos – ora, se não quer aplicar o desconto, não o ofereça. O sistema, porém, deixou claro que o desconto existe, conforme comprovação da nota fiscal (em anexo).
Carrefour: chega de tratar a clientela brasileira como estúpida e comece a agir com retidão! Seu nome só vai se tornando cada vez mais conspurcado com tais atitudes!
Gazy Andraus, 08/08/21
Sem comentários:
Enviar um comentário