sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Do site ImpulsoHQ - Prêmio IBAC: a HQ reconhecida

Eu fui colunista do site IBAC - Instituto Brasileiro de Arte e Cultura (IBAC :: Artigos: História em Quadrinhos - ibacbr.com.br), pouco tempo depois de meu doutoramento (ocorrido em dezembro de 2006). A proposta do site era ótima, pois elencava várias colunas com articulistas a escreverem sobre seus temas, como arquitetura, artes plásticas, cinema, futebol brasileiro etc, e dentre estes, criaram pra mim a coluna de “História em Quadrinhos”. Passei a escrever vários artigos, e os redenominei de “História em Quadrinhos, Imaginário e Infância”, depois, “Adolescência” e então “Maturidade” e por aí se seguiram meus textos, dando um retrospecto de minha relação com HQs e afins, tanto nas pesquisas como na elaboração de tais artes. Quase como um retrospecto biográfico, em que o amigo querido Elydio dos Santos Neto (in memorian) cogitou que me seria interessante futuramente publicá-los como um livro. Meus textos foram de outubro de 2006 até janeiro de 2012. Depois, estabeleci algum contato com o site mas eles encerraram sua continuidade. Tanto que atualmente, tanto no “IBAC”, assim como no “Bigorna” e alguns de meus textos na versão do site antigo do “ImpulsoHQ” (substituído atualmente apenas pela sua contraparte do facebook), não são facilmente acessíveis na internet, sem que esta avise que tais sites “não são seguros” (mas insistindo-se, pode-se acessá-los, sim).

Sendo assim, quero transpor alguns de meus textos importantes destes sites para o meu blog “ClassicHQs” ou até o nog “Conscienciasesociedades” (ambos podem ser acessados por aqui: Tese e dissertação de Gazy Andraus (tesegazy.blogspot.com)).

Para começar, insiro aqui meu último texto publicado no IBAC (29/01/2012), pois que ele resenha como foi a premiação que o IBAC fomentou a algumas áreas artísticas do país. O evento se realizou na Aliança Francesa de São Paulo-SP, e teve importantes figuras como convidados, incluindo o futebolista Sócrates e o ator Milton Gonçalves. Houve 5 categorias, dentre as quais, contemplando Arquitetura, Cinema, Música e Artes Plásticas, e pela primeira vez outorgaram a premiação à categoria de Artes as Histórias em Quadrinhos!

Eu fui um dos que participaram de uma comissão curadora, e indiquei 4 nomes, dentre os quais, o do professor Waldomiro Vergueiro, que foi laureado com uma menção honrosa. Por fim, o ator Milton Gonçalves, em sua fala como cerimonialista, elogiou os quadrinhos e disse que era leitor delas em sua infância e juventude, tendo sido bem influenciado por tal arte.

A seguir, deixarei a reprodução da matéria feita por mim e inserida no site ImpulsoHQ, sobre o evento. O meu texto no site IBAC pode ser acessado aqui: IBAC :: Artigos :: Histria em Quadrinhos :: Gazy Andraus :: Prmio IBAC: Um Reconhecimento Artstico aos Quadrinhos (atravs do nome do Prof. Waldomiro Vergueiro)! (ibacbr.com.br) , mas os textos no site apresentam defeitos em algumas letras, aparecendo desta forma como veem, com pontos de interrogação no lugar de algumas letras, o que lhes dificultará a leitura, até mesmo caso queiram ler os outros textos meus e dos outros colunistas com outras temáticas).

Enfim, aqui faço um resgate importante do que foi o site IBAC, e principalmente da premiação e da honra recebida pelo Prof. Waldomiro Vergueiro, à época, resgatando tal fato histórico.

Prêmio IBAC: a HQ reconhecida

Por Gazy Andraus | 30 novembro de 2011







Um reconhecimento artístico aos quadrinhos através do nome do Prof. Waldomiro Vergueiro

Pela primeira vez o Prêmio IBAC Escola da Cidade edição 2011 que contempla Arquitetura, Cinema, Música e Artes Plásticas outorga na categoria de Artes as Histórias em Quadrinhos. Premiação ocorreu na quarta-feira, dia 23 de novembro, às 19h na Aliança Francesa do centro de São Paulo.

Uma honra muito grande e mais um reconhecimento da importância HQ, linguagem seminal, dentro do rol artístico. tanto o é, que eu fui convidado anos atrás a escrever uma coluna biográfica acerca das histórias em quadrinhos, o qual faço até hoje. Para conferir, clique aqui.

Para tal premiação houve uma comissão consultora, da qual também participei, e dos quatro nomes indicados a cada categoria, ficaram para a de artes plásticas a Editora Noovha America pela publicação das séries “Contando a Arte” (vencedora da categoria), Elvira Vernaschi e Sara Goldman-Beltz pelo livro “Exercícios da Emoção”, e Waldomiro Vergueiro pelos “muitos anos dedicados à pesquisa das histórias em Quadrinhos”.

Estes dois últimos receberam a menção honrosa e Waldomiro proferiu algumas palavras esclarecendo que só o fato de terem sido indicadas, as HQ agradecem o reconhecimento de tal importante premiação em prol à cultura brasileira (e mundial)!

O ator Milton Gonçalves que pela segunda vez é convidado de cerimônia da premiação, após a fala de Waldomiro ainda se sentiu impulsionado a dizer que as HQ tiveram suma importância em sua formação na infância e juventude, numa época em que a cabeça das pessoas era mais limpa, segundo sua fala, citando alguns clássicos dos quadrinhos do século passado, como Tereré e Príncipe Valente, o que também veio demonstrar a força e influência que as HQ tiveram na formação mental e cultural educativa na maioria dos brasileiros, não importando sua raça, credo e formação atual profissional!

É assim que esse importante evento vem somar outros que cada vez mais dialogam e trazem os valores importantes da Nona Arte, que demorou muito a ter tais talentos reconhecidos e agora começa a colher uma justa recompensa!

Parabéns a todos que trabalham os quadrinhos e também ao Professor Waldomiro Vergueiro cujo reconhecimento espelha os quadrinhos e todos que respeitam essa belíssima arte, como o ilustríssimo ator Milton Gonçalves!


Links originais do artigo acima: Impulso HQ – Prêmio IBAC: a HQ reconhecida (archive.org) (ou: http://impulsohq.com/cnsciencia_e_quadrinhos/premio-ibac-a-hq-reconhecida/ )

2 comentários:

  1. Excelente! O registro das memórias que "valem" no mundo de falsas memórias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é necessário nós mesmos registrarmos históricos das HQs e zines, pq do contreário, pouco se mantém na história!

      Eliminar