quinta-feira, 7 de setembro de 2017

O Carrefour continua desrespeitando e debochando da população brasileira, e pior, do CDC – Código de Defesa do Consumidor!

Não é a primeira vez que reclamo dessa loja do Carrefour em Santos/SP! Já o fiz antes, mas mesmo eu tendo sido claro e o Carrefour me respondido da vez anterior, e até me telefonado, ainda continua ignorando o que deveria ser realizado para não induzir ao erro (enganar, mesmo) os clientes. Das vezes que reclamei antes, a primeira foi com relação a preços ausentes de chocolates (https://www.reclameaqui.com.br/carrefour-loja-fisica/precos-ausentes-em-muitas-marcas-e-sabores-dos-chocolates-importados_11394562/), na segunda vez, ao mesmo tipo de produtos vencidos sendo vendidos (https://www.reclameaqui.com.br/carrefour-loja-fisica/chocolate-da-marca-carrefour-vencido-mas-ainda-sendo-vendido_13029539/), na terceira vez, acerca dos preços de produtos perto de vencimento sendo praticados iguais aos ainda em validade distante, sendo que haviam sido colocados na gôndola de “oportunidades” (https://www.reclameaqui.com.br/carrefour-loja-fisica/precos-de-produtos-perto-do-vencimento-iguais-aos-dos-produtos-de-venciment_fjdZ2h_7SqwuPysV/). Como apêndice da terceira reclamação, a questão era  a mesma, com relação a manterem os dizeres “oportunidades” e não modificarem isso. Agora, pela quarta vez (na mesma loja de sempre), deparei-me, ontem, dia 01/09/2017, com absurdos reincidentes. Trocaram a posição da gôndola de promoções, e alteraram os dizeres para “Aproveite – produtos com até 50% de desconto”, mas inserem muitos produtos que não têm os descontos sendo praticados, e pior, alguns sem a etiqueta com os preços. Constatei e exemplifico com 3 deles: o chocolate “Twix” está sem os preços (conforme fotos), mas quando verifico na máquina de leitura, o valor que aparece é o de R$3,99, que é preço cheio sem desconto algum! O mesmo provavelmente se dá com o “Tahine” (cujo pote passa dos R$53,00) e a “Sopa Ital Pasta Fagiole Arnaboldi” cujo preço, provavelmente está também cheio, sem desconto algum: R$30,59.




Aliás, não há como sabermos se o desconto é ou não praticado, pois conforme a foto, o valor da etiqueta (nesse caso, há a etiquetagem), não explica se é ou não com desconto. O Carrefour, assim, incorre em, no mínimo, duas ou mais infrações, se nos orientarmos pelo CDC http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8078compilado.htm:
     “Art. 31. A oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores.” (sublinhei acima a palavra “preço” para melhor entendimento da Rede); e
“Art. 35. Se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha:
        I - exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade;
(ali acima, sublinhei “recusar cumprimento à oferta”, pois se o Carrefour insere produtos na gôndola em que diz claramente haver desconto com até 50%, o produto não pode não ter desconto algum, no mínimo. Se assim for, o produto não deve estar na gôndola de descontos, mas deve ir para outra gôndola que não ostente preço minimizado, pois senão, incorre o Carrefour em outra falta com a lei, visto que no mesmo CDC, há a assertativa do:
“Art. 37. É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva.” E, nesse caso, por não haver desconto e o produto estando numa localização em que é ostentado o dizer de “oferta”, é flagrante a contrariedade à norma regida pelo artigo supracitado, do CDC!
Assim, sem mais, insiro essa reclamação, não só no Reclameaqui, como no facebook e no próprio canal de reclamação do Carrefour, já que tais reincidências mostram o descaso da loja (e da Rede multinacional francesa), aqui no Brasil, especificamente nessa loja da Av. Conselheiro Nébias da cidade de Santos/SP!

Prof. Dr. Gazy Andraus, São Vicente/SP, 02/09/2017

3 comentários:

  1. Mais links: https://www.reclameaqui.com.br/carrefour-loja-fisica/o-carrefour-continua-desrespeitando-e-debochando-da-populacao-brasileira-e_ddF1KGZHW-O-ifKe/ ; https://www.youtube.com/watch?v=Wr24kthJzpA&feature=youtu.be

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Eu falei com o mínimo, mas é até com 50% de desconto. Mas isso não invalida a reclamação: tem que ter algum desconto, pois o enunciado avisa isso ("aproveite, produtos com até 50% de desconto"). Além do que, falta o preço inserido na prateleira, em muitos casos, como se vê nas fotos: https://conscienciasesociedades.blogspot.com.br/2017/09/o-carrefour-continua-desrespeitando-e.html?showComment=1504820540093#c4056814460220190546

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