segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

Cartão de Crédito Visa Bradesco novamente cobrando anuidade à revelia


Cartão de Crédito Visa Bradesco novamente cobrando anuidade à revelia (ver reclamação anterior de 16/08/2022 Cartão de Crédito Visa Gold Bradesco cobrando abusivamente e ferindo o CDC - Banco Bradesco Cartões - Reclame Aqui). Quando me foi ofertado o cartão pela 1 vez sem que eu tenha pedido (em 2021), à época foi-me dada anuidade gratuita (até havia perguntado se continuaria sempre, ao que meu gerente havia confirmado que sim). Da segunda vez em diante, alteraram meu cartão (à revelia) e depois nem tendo fechado o segundo ano (que também não estava sendo cobrado), começaram a fazer cobrança de anuidade, pois sem que eu pedisse, alteraram para Platinum o meu cartão, e daí passaram a cobrar anuidade (vide novamente o link da reclamação anterior para mais explicações). Lembrando que trocar à revelia uma modalidade, sem o consentimento do consumidor, via de regra, é um ato ilegal de qualquer empresa.

Novamente, percebi agora que em dezembro de 2023, reiniciada a nova anuidade, me foi cobrada a 1 parcela no valor de R$45,05 (Anuidade diferenciada diferenciada, mesmo, face ao absurdo que é o valor, o qual ultrapassa os R$500,00 anuais!!!). 

Liguei ontem ao Bradesco-Cartões, e mesmo tendo sido muito bem atendido, a funcionária só conseguiu me fornecer 3 meses de isenção por média de gasto. A seguir, segundo ela, após os 3 meses, ou seja, em meados de março para fim do referido mês, eu teria que ligar de volta e ver se teria mais alguma isenção, mas por pontuação. Obviamente que não terei, porque a pontuação para cada 3 meses é de 8850, e há pontos que vão sendo expirados no caminho (pois têm datas de validade).

Segundo a atendente, outra opção (em vez do cancelamento do cartão a que aludi) seria retroceder o tipo de cartão mas lembro que quando me concederam-no, eu não pedi que o alterassem para este de maior valor de benefícios (dos quais até hoje não sei claramente quais sejam), pois me alteraram ele à revelia, como eu havia dito (ler reclamação anterior no link dado, pois lá explico que, por telefone, eu disse que não aceitava a alteração e descobri depois que ela foi feita, mesmo assim o que me pareceu, que de propósito para ter a cobrança de anuidade obrigatoriamente, já que mudando de tipo de cartão, os gastos para isenção teriam que ser muito maiores).

Desta maneira, e apesar do estorvo e da demanda de tempo para sempre ter que reclamar, recorro ao Reclameaqui considerando minhas críticas bem embasadas:

1- se fornecem um cartão, o cliente não pode ter o tipo dele alterado à revelia e automaticamente, ainda que o tenha negado e

2- se assim procedem, deveriam manter a palavra de que não haveria incidência alguma de cobrança, porque foi o que me disseram ma época, ainda que eu tenha negado querer a mudança de tipo de cartão (e lembrando que da segunda à terceira vez tive, novamente que reclamar a anuidade).

3- Bradesco, o país tem regras e leis, e o CDC- Código de Defesa do Consumidor. Cuidado como estão se portando, pois claramente ferem o CDC, neste caso de alteração automática à revelia (e desconhecimento) do cliente.

Por fim, ainda que a atendente tenha me dado isenção de janeiro a março, a cobrança indevida feita em dezembro permanece (o que já me é um prejuízo). Ademais, do quarto mês em diante ainda terei o ônus de ter que trocar de cartão ou cancelar, com mais uma trabalheira que o Bradesco dá a seus clientes (ainda mais um, que sou eu, que tenho conta há décadas e jamais faltado com algo ou sido inadimplente tendo até aplicações na minha agência do referido banco).

Sendo assim, aguardo de uma resolução definitiva: a não cobrança da anuidade deste cartão que, à revelia, na época, me forneceram mudando o tipo que anteriormente havia sido dado a mim pelo gerente, mas então depois com a alteração forçada (e à minha revelia), com a promessa de ser igual ao anterior (ou seja, sem cobrança de anuidade).


Gazy Andraus, 06/01/2024.*

*Ver resposta da empresa e contra-respostas minhas direto no link do reclameaqui:

https://www.reclameaqui.com.br/minha-conta/responder-avaliar-reclamacao/ji1hR0zVLFUtXqrL/ 


Sem comentários:

Enviar um comentário