sexta-feira, 29 de julho de 2022

FumettoDANTEca e Divina Comédia – publicações dantescas!

A FumettoDANTEca – exclusiva e inovadora biblioteca internacional de quadrinhos  (ou gibiteca) da cidade de Forli na Itália (a mesma cidade que abriga a Fanzinoteca 0.2) está lançando quatro itens, dentre os quais um fanzine, todos com a temática de Dante Alighieri. Mas não só!

O acervo da Biblioteca Internazionale di Fumetti dedicati all'Opera e al Sommo Poeta Dante Alighieri é o único do mundo com mais de 300 documentos em papel e virtuais sobre o poeta italiano. Um projeto educativo de pesquisa, recuperação, salvaguarda e promoção organizado pelo quadrinhista e especialista GianLuca Umiliacchi (gestor também da fanzinoteca italiana). Todo este empenho se iniciou em 2019 com a inauguração da Fumettoteca Regionale Alessandro Callegati 'Calle' e agora em 2022 se ampliou com o projeto 'Dante701', tornando-se referência para os fãs internacionais, capaz de promover iniciativas e eventos também com auxílio para pesquisas e teses sobre os quadrinhos de Dante. (veja mais em: https://journees-archeologie.fr/c-2022/lg-pt/fiche-initiative/13809/FumettoDANTEca e https://www.forlitoday.it/cronaca/dalla-fumettodanteca-l-esclusiva-pubblicazione-internazionale-dedicata-al-mondo-dantesco.html). A exposição de HQs virtuais que tenham a ver com Alighieri abarca inclusive quadrinhos brasileiros (sendo que alguns eu mesmo forneci dados a GianLuca a que pudesse inserir na coleção) e pode ser vista num mapa interativo aqui https://www.fanzineitaliane.it/FumettoDANTEca/ !

Agora, com relação a catálogo e fanzine, a biblioteca inovou trazendo 3 publicações online para leitura, que podem ser acessadas aqui https://twitter.com/Fanzinoteca/status/1552194424586788864, mas também diretamente aqui: https://www.fanzineitaliane.it/FumettoDANTEca/index.php?SMExt=SMPages&SMPagesId=f9beb1a85e76c68c7dbac0aa4668099e .

 

https://www.fanzineitaliane.it/FumettoDANTEca/index.php?SMExt=SMPages&SMPagesId=f9beb1a85e76c68c7dbac0aa4668099e

Na verdade, seriam 4 as publicações, mas a primeira delas ainda não está disponível e em fase de elaboração. É um resultado de um concurso do Projeto Dante 701-2022, evento promovido pela FumettoDANTEca, e a publicação tem o título 'Uma Tese de Graduação em Dante a Quadrinhos & ainda mais' e “Editada por GianLuca Umiliacchi, trata-se de uma elaboração que explora a situação dos quadrinhos de Dante e considera seu possível cenário como estudo como tese de graduação”. Assim que estiver pronta será disponibilizado na versão FreePressWeb.

Sobre a segunda, GianLuca me explica que “Dant & metto” nº0 é um fanzine da DANTEca Comics, “como uma publicação informativa em relação aos muitos dados encontrados sobre a produção internacional de quadrinhos dedicados à Ópera e ao Poeta Supremo Dante Alighieri.” Está disponível tanto online quanto impresso (com poucos exemplares para o público) e que se pretende lançar mais números com o dobro de páginas (aceitando colaborações, inclusive);

Já a terceira, também na versão FreePressWeb, foi elaborada no contexto do Projeto Dante 701 2022, “evento promovido pela Banda Desenhada Danteca em colaboração com a Profa. Clara Longhi e a turma C3B do Curso de Licenciatura em Interpretação e Comunicação, da IULM de Milão”. E foi realizada em homenagem ao Ano Cultural Itália-China, com os alunos do laboratório de língua chinesa que traduziram as páginas de um antigo quadrinho chinês que retrata Aliguieri e suas obras, mas principalmente a “Comédia Divina”. A publicação chinesa tem uma vinheta por página num formato retangular, como podem ver e baixar.

E por fim, uma quarta publicação que homenageia o 700º aniversário de D. Aleguieri em que utiliza-se do personagem “Diabolik, muito famoso na Itália e com fãs no mundo todo, principalmente no Brasil. Na publicação, há um texto explanativo, algumas HQs de humor e até montagens do personagem Diabolik em papercraft que o próprio leitor pode imprimir e recortar para montagem. Na verdade, esta edição foi “criada no âmbito da 3ª Edição da Exposição DDD - DamnDaringDiabolik 2021 promovida pela Banda Desenhada Danteca em colaboração com a Biblioteca Regional de Banda Desenhada Alessandro Callegati 'Calle'” e mantém o espírito numa paródia da Divina Comédia baseada na HQ que foi criada por Alfredo Castelli e publicada em Diabolik n. 41, n. 17 de 1965.

Reitero aqui que os links a todas estão disponíveis dentro deste https://www.fanzineitaliane.it/FumettoDANTEca/index.php?SMExt=SMPages&SMPagesId=f9beb1a85e76c68c7dbac0aa4668099e. Vale conhecer!


Gazy Andraus, 28/07/22

Sem comentários:

Enviar um comentário