terça-feira, 11 de maio de 2021

HQ "palavramundo"

 

palavramundo

Bruno Alves

Marca de Fantasia

Paraíba - 2021 - 2a edição

Gazy Andraus[1]

 

O mundo é uma escola. Por ela, aprende-se a vida! Estou parafraseando a abertura este álbum de HQ da série Corisco, da prestigiosa editora Marca de Fantasia! O texto que introduz a HQ é "A leitura do mundo precede a leitura da palavra" de Paulo Freire. Estamos numa época em que, no Brasil, grande parte de sua população, mal instruída, crê que Freire era um inimigo-cidadão e comunista. A anacronia de tal pensamento entra em embate frontal com o histórico da vida do pedagogo, que chegou a lecionar no país mais capitalista do mundo, os EUA! A intransigência de parte da população em entender que não compreende verdadeiramente o significado de educação, de ensino, de pedagogia, e mais, que vive num universo anacrônico assombrado por um comunismo que só perpassa suas cabeças, é ruidosamente destrutiva a nosso país.

É assim que, para demonstrar esta desfaçatez, o autor deste quadrinho, Bruno Alves, traz esta arte em sequência extremamente poética.

Sua arte em preto e branco e numa HQ praticamente “muda”, explora a vertente principal freiriana, de que o ensino se dá pela experiência própria, pessoal, singular, e que as palavras a serem aprendidas versam a partir do mundo de quem as aprende!

A arte do autor ainda carece de certo amadurecimento, mas se percebe uma sensível melhora ao se folhear e ler-se a sequência nas páginas, até o final poético e bastante promissor!

Preconceitos hão de se manter, além da existência!

Porém, em contrapartida, trabalhos sensíveis, depurados e extremamente necessários como este “palavramundo” de Alves, existem resilientes, e acima de tudo, pacificadoramente poéticos! Calando os seus detratores que o souberem ler/ver (e neste caso, mais que nunca, pois quase ausente de textos nesta HQ singular).

Uma obra que pode ser usada até na pedagogia para iniciar as leituras de Paulo Freire, com reflexão!

Mais um ponto de construção preponderante à editora Marca de Fantasia em seu editor que não mede esforços em expandir a área do conhecimento e arte, Henrique Magalhães!

Aproveitem: leiam (e/ou baixem) a obra gratuitamente, enquanto o país ainda resiste ao desmantelamento da cultura!

 


Serviço:

ALVES, Bruno. palavramundo. Série Corisco, 12. João Pessoa: Marca de Fantasia, 2021.  Disponível em: < http://bit.ly/palavramundo > (gratuita)

 



[1] Gazy Andraus é pós-doutorando pelo PPGACV da UFG, Doutor pela ECA-USP, Mestre em Artes Visuais pela UNESP, Pesquisador e membro do Observatório de HQ da USP, Criação e Ciberarte (UFG) e Poéticas Artísticas e Processos de Criação (UFG). Também publica artigos e textos no meio acadêmico e em livros acerca das Histórias em Quadrinhos (HQs) e Fanzines, bem como também é autor de HQs e Fanzines na temática fantástico-filosófica. Contatos: yzagandraus@gmail.com; gazyandraus@ufg.br ;

http://tesegazy.blogspot.com

6 comentários:

  1. Essa obra é maravilhosa! Que forma linda de expressar o que Paulo Freire trazia! Achei muito sensível, didática e profunda ao mesmo tempo que é de fácil entendimento. Parabéns ao autor e ao Gazy pela resenha, que me fez querer baixar a obra! 🤗

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que ótimo, Larissa! Todos ganhamos com mais esta ampliaç]ão artística!

      Eliminar
    2. Larissa Dias, gratidão por suas palavras! Abraço!

      Bruno Alves

      Eliminar
  2. Muito legal, Gazy! Você sempre sensível e atento.Parabens!

    ResponderEliminar
  3. Caro Gazy, muito obrigado pela bela e sensível resenha da minha HQ! "Palavramundo" tem me dado muitas alegrias e a mais recente foi saber que a mesma está sendo trabalhada em uma turma de ensino fundamental da rede pública estadual em meio as comemorações do centenário de Paulo Freire. Abraços!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é ótimo, Bruno! Parabéns pela obra e que se mostrará realmente úil à rede pública e à arte e educação, como um todo!

      Eliminar